Páginas

23.10.15

Cassi BA - Seguimos debatendo a Caixa de Assistência e aguardando aportes


Mesa da VII Conferência de Saúde da Cassi Bahia.
Tivemos mais de 100 participantes. Foto: Sindicato

Olá companheir@s, amig@s e colegas do BB,

Saímos de Salvador no final desta quinta 22 e chegamos no início da madrugada a Aracaju para realizar nesta sexta 23 a Conferência de Saúde e cumprir uma agenda política e conhecer a Unidade Cassi SE. 

O dia de trabalho na Bahia foi muito positivo. Realizamos a VII Conferência de Saúde da Cassi BA com grande participação (129 pessoas) e debatemos a "Sustentabilidade da Cassi" e a questão das soluções possíveis.

Agradecemos novamente aos funcionários da Cassi, às entidades representativas como a Anabb e o Sindicato dos Bancários, que contribuíram e apoiaram inclusive financeiramente a minha ida ao Estado e a realização do evento. Agradecemos aos gestores do BB pela presença e pela concessão do espaço para a Conferência. E sobretudo agradecemos às lideranças das entidades representativas e do Conselho de Usuário e os bancários da ativa e aposentados.

O contexto da realização da Conferência foi especial, porque os bancários estão em greve. Eu tive o cuidado de consultar o Sindicato dos Bancários da Bahia e as lideranças para decidirmos juntos se adiávamos o evento ou se realizávamos porque a Cassi é parte importante da pauta específica dos funcionários do BB.


17º DIA DA GREVE E NEGOCIAÇÕES 2015 - MOMENTOS DECISIVOS E A CASSI

Os bancários e os sindicatos estão desde terça 20 em mesa com os banqueiros, aguardando que a Fenaban faça uma proposta decente com aumento real e demais itens da pauta da categoria. A negociação será retomada nesta sexta 9:30h.

Estamos também na expectativa das propostas da mesa específica do Banco do Brasil, que negociará com os sindicatos assim que sair a proposta geral da categoria na mesa da Fenaban em que o Comando Nacional decida que vai levar para a categoria avaliar.

--------------------------------------------------------

CASSI - Como representante eleito pelos trabalhadores na gestão da Caixa de Assistência dos Funcionários do BB também estou na expectativa de que a pauta sobre a Cassi seja abordada e tenha proposta na mesa específica.

A mobilização no Banco do Brasil e na categoria em geral tem sido muito boa nesta campanha e acredito que é possível avançar na questão dos aportes para a Cassi.

Fizemos o bom combate e o bom caminho desde que chegamos à Cassi. O patrocinador Banco do Brasil e seus indicados na gestão compartilhada da nossa entidade de saúde já abordavam a discussão do custeio do Plano de Associados com viés de passar a conta dos déficits toda para os associados, como se o Banco não tivesse nada que ver com o resultado deficitário da entidade que ele também administra.


DIRETORIA DE SAÚDE E REDE DE ATENDIMENTO - Nós contribuímos para criar alternativas à pauta única do patrão. Ajudamos a construir unidade nacional, viajamos o país de Norte a Sul, de Leste a Oeste, nas capitais e nos interiores, para levarmos o debate do modelo assistencial da Cassi. É minha tarefa trazermos de volta o debate do modelo assistencial de Atenção Integral à Saúde e a divisão de responsabilidade entre associados e Banco do Brasil na implantação do modelo definido desde 1996.

Sem os aportes por parte do BB à Cassi nestas mesas de negociação para finalizar a campanha dos bancários, todos, entidades representativas do funcionalismo e sindicatos, associados da ativa e aposentados e eleitos podem até voltar à mesa com o patrocinador depois da assinatura do ACT da data-base, mas a minha leitura como negociador por tantos anos em nome dos bancários é que temos pouca ou nenhuma perspectiva da direção do Banco aceitar propostas de nossa parte onerando a ele, patrão.

Ou estaremos debatendo as propostas que o Banco já apresentou e todas desagradam aos bancários, reduzem direitos, aumentam gastos dos associados e afirmo que inviabilizam o modelo assistencial porque têm viés financeiro e não se importam com a questão da promoção de saúde. E não adiantará não decidir nada, porque as reservas livres do plano de saúde dos funcionários caminham para o esgotamento e isso equivalerá a termos problemas econômicos e financeiros e suas consequências no Plano de Associados.

Vamos dormir um pouco para cumprirmos nossa agenda em Sergipe nesta sexta 23. Estou cansado pelas batalhas, mas a consciência está leve e tranquila.

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento


Post Scriptum (25/4/17):

Nossa aposta na luta contra as propostas do BB feitas internamente em 2014 e a do Fundo em maio de 2015 foi acertada porque conseguimos em setembro de 2016 uma proposta onde o Banco se comprometeu a aportar 23 milhões por mês até dezembro de 2019 junto com 1% mensal dos associados. O Banco cedeu e colocou quase um bilhão de recurso no Plano de Associados. Foi uma vitória importante e temos que registrar isso.

Nenhum comentário: