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23.9.14

Gestão na Cassi - Diálogo com gestores da Rede de Atendimento


(Atualizado em 23/9/16)

Diretor William Mendes (em pé) durante o encontro de
gerentes realizado em Brasília dias 3, 4 e 5 de setembro.

Gerentes das Unidades definem ações para Rede de Atendimento

Encontro encerrado na sexta-feira (5) em Brasília reuniu representantes de todos os Estados e do DF


Encerrou-se na sexta-feira, 5 de setembro, em Brasília, o Encontro de Gerentes das Unidades Cassi. O evento, que começou na quarta 3, foi promovido pela Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento e reuniu representantes de todas Unidades. Ao final do encontro, foi concluído o documento que servirá como parâmetro para as ações da Gerência de Rede de Atendimento até 2018.

A programação dos três dias de evento incluiu debates e apresentações sobre garantia de atendimento, política de relacionamento com participantes e com prestadores, processos de regulação, recomendações de auditoria, acordos de trabalho, política de gestão de pessoas e arquitetura organizacional, orçamento das contas administrativas das Unidades Cassi e demandas judiciais. O contato com as áreas da Cassi convidadas permitiu o alinhamento das ações das Unidades com o planejamento estratégico da Instituição.

Participando da abertura do evento, o presidente da Cassi, David Salviano, falou aos gerentes que esse momento de dificuldades para o setor de saúde suplementar, com crescimento das despesas assistenciais em percentuais superiores aos das receitas, deve ser encarado também como um período de oportunidades pelos gestores da Instituição. O diretor de Administração e Finanças, Geraldo ABC, reforçou essa visão dizendo que é a oportunidade de “apresentar novas ideias para ampliar o diálogo” diante dos desafios atuais.

A diretora de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes, Mirian Fochi, também considerou esse um “momento ímpar” e apontou como desafios da área pela qual responde buscar “um salto de qualidade na regulação” e a continuidade nos avanços relacionados ao modelo de remuneração de prestadores.  O novo diretor de Saúde e Rede de Atendimento, William Mendes, responsável pela gerência que coordena a Rede de Atendimento – as Unidades e CliniCassi – disse que esse encontro com gerentes já é um dos passos para “fortalecer a Cassi, prepará-la para melhorar as negociações com o mercado e dizer o que o plano espera dele”.

William apresentou aos gerentes de Unidades a sua proposta do que chama “pacto de gestão”: aprimorar programas já existentes e criar projetos de maior fôlego capazes de fortalecer a Caixa de Assistência numa parceria entre Diretoria da Cassi, os “gestores de ponta” que estão nas Unidades em contato mais direto com os participantes e prestadores e as entidades que representam o funcionalismo do Banco do Brasil. Falou ainda da intenção de fortalecer a Estratégia Saúde da Família como ‘porta de entrada’ dos participantes na rede de atendimento, de focar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) dos funcionários do Banco em ações de promoção à saúde e de melhorar a difusão de informações sobre a Cassi que ajudem a reduzir a judicialização – recorrer à Justiça contra negativas de autorização para garantir atendimento sem entender as razões que levaram a Cassi a negar ou as alternativas ao tratamento negado.


Fonte: site da Cassi


Post Scriptum dois anos depois (23/9/16):

Fico feliz ao ver dois anos depois desta postagem e deste encontro de gerentes que tenho cumprido fielmente o que me comprometi no início do mandato, em relação a defender e fortalecer a Estratégia Saúde da Família (ESF), a manter um mandato em constante diálogo com as nossas unidades administrativas nos Estados e DF e também fizemos um forte trabalho de aproximação das entidades representativas do funcionalismo, conselhos de usuários e lideranças locais. 

Foram muitos contratempos neste período como, por exemplo, passar quase todo meu mandato sem orçamento aprovado na entidade por causa de um déficit histórico no Plano de Associados, problema que estourou em nosso colo, mas que resolvemos enfrentá-lo com profundida discutindo a Sustentabilidade e resgatando todo o processo de reorganização dos serviços de saúde da Cassi, fortalecendo a Atenção Primária e a ESF. 

Acho pouco provável que algum diretor da Cassi já tenha estado em contato tão permanente e presencialmente nas unidades conversando, ouvindo e levando informações sobre a nossa entidade e sobre nossas estratégias de gestão e mandato.

Nesses dois anos, já coloquei muitos recursos de minha própria remuneração para realizar o que entendemos ser estratégico para a Cassi, os associados e os funcionários da nossa entidade. Considero um completo absurdo meus pares na gestão imporem esse tipo de coisa ao Diretor de Saúde e Rede de Atendimento, mas eu não poderia ficar parado na burocracia da sede sabendo que parte importante de nossas tarefas envolve contato com a comunidade BB, que está em todo o país.

Não me arrependo disso, porque estamos fazendo o que tem que ser feito.

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (mandato 2014/18)

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